A importância da leitura na infância


“A leitura apresenta diversos mundos, meios de resolver problemas, amplia e desenvolve a imaginação e a percepção de situações de aprendizagem de forma lúdica.” – Bruna Araújo 


Fonte: Reprodução

O hábito de ler, seja uma revista ou livro, deve começar desde a infância, pois a leitura fornece um desenvolvimento mais eficaz na criatividade da criança e é um estimulo a cultura. Além disso, ler desde pequeno também influência na fala e na escrita, proporcionando uma facilidade e um maior gosto para os estudos e interpretação de texto, o que virá a calhar no futuro.

“Faz todo sentido na Educação Infantil incentivar a leitura. Principalmente em um país de poucos leitores. Segundo Jean Piaget, existem as fases de desenvolvimento, mas entendo que a leitura é de suma importância em uma sociedade letrada. Além disso, como diz Paulo Freire, a leitura escrita é precedida da leitura de mundo, ou seja, desenvolver um trabalho com leitura letrada não basta se não for levado em consideração como o sujeito percebe o mundo”, afirmou o professor Ricardo Sales, Pedagogo da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Uma das características mais marcantes da infância é a criatividade. E ao aumentar o prazer pelos livros e histórias em quadrinhos, se abre um universo enorme na mente de uma criança e ganha-se novas dimensões que estimulam a imaginação. Os pais tem um papel fundamental nesse aprendizado e de acordo com o Pedagogo Ricardo Sales  “Para incentivar a leitura ou gosto por ela, precisa ser exemplo, ou seja, os pais devem servir de exemplo lendo para seus filhos e demonstrando que a leitura faz parte da vida da família.”

Pesquisa

Uma pesquisa realizada especialmente para essa matéria com mães de crianças com até 10 anos de idade, mostrou que 100% delas acham importante o incentivo à leitura, mas apenas 65% incentivam. Também, 65% acham que ler uma história antes de dormir é mais eficiente, 20% votaram em quadrinhos e 15% em peças de teatro baseadas em livros infantis. Veja no gráfico à baixo:



A Analista de Recursos Humanos, Bruna Araújo, é mãe do Enzo e da Luna (8 e 4 respectivamente) e diz que os seus filhos são bem criativos ao desenvolver e dar continuidade as histórias que ela e a avó contam. Para ela, é de extrema importância os pais acompanharem os seus filhos no processo de ler e escrever.

“Sempre compro livros e caderno de atividades para eles, não só em português, contamos e escrevemos histórias, desenhamos as pessoas e deixo com eles brinquem no computador com o Word. Escrevo algo e deixo com que o Enzo leia, já com a Luna nós brincamos de "Qual é a letra?", para assim ela conseguir lembrar o nome das letras consiga montar pequenas palavras. ”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os problemas do mercado nacional de HQ's

Como foi feito o 1º Macintosh